NOTÍCIAS >>

Smart Factory (Fábricas Inteligentes)

Fábricas Inteligentes na Indústria 4.0

Smart_Factory_Robot

Flexibilidade e eficiência talvez sejam as formas mais sintéticas possíveis para definir uma smart factory (fábrica inteligente), que pode ser considerada como o ápice da 4ª revolução industrial, que possui como características principais a produção responsiva, adaptável e conectada. As características definidoras da fábrica inteligente são visibilidade, conectividade e autonomia. A integração de processos torna a produção de bens adaptável, ágil, orientada para o cliente, colaborativa, eficiente em termos de recursos, responsiva e segura.

Segundo o National Institute of Standards and Technology dos Estados Unidos (NIST ou Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia em português), o processo de smart manufacturing define-se por sistemas de produção colaborativos totalmente integrados que respondem em tempo real para atender às demandas e condições variáveis na fábrica, na rede de fornecimento e nas necessidades do cliente.

Outra definição associada ao processo de smart manufacturing, é a que o descreve como a capacidade de resolver problemas existentes e futuros por meio de uma infraestrutura aberta que permite que soluções sejam implementadas na velocidade dos negócios.

Trata-se, em última instância, da otimização de toda a cadeia de valor ao longo da qual os custos são cortados e as receitas geradas, aliados ao controle descentralizado da produção. Loops curtos de feedback, expansão colaborativa, disseminação de sensores, são elementos presentes numa smart factory que ampliam os limites da produção.

O conceito de smart factory integra dados e informações de vários aplicativos, produtos e fornecedores em composições que possibilitam novas soluções. Com aplicações em uma única linha de máquinas, a uma fábrica inteira ou a uma rede de fornecedores e clientes, estando intimamente relacionado com a conectividade de tecnologias e o acesso sem precedentes a contextualização de dados.

Processos de smart manufacturing oferecem ferramentas para analisar dados e testar simulações que podem melhorar drasticamente o desempenho da produção, a qualidade dos produtos e a aplicabilidade de projetos. Tendo como principais desafios a integração generalizada dos dados coletados e processados, criando uma rede de fornecimento digital e de fabricação conectada ideal, incorporada pela fábrica inteligente que possibilita lidar com grandes quantidades de dados em diferentes componentes e em diversos setores e formatos.

Tecnologias como inteligência artificial (IA), robótica, big data e internet das coisas (IoT) são intrínsecas à smart factory. Juntamente com redes de sensores conectados e combinados na análise de dados, criando a fusão dos mundos físico e virtual através de sistemas físicos cibernéticos (CPS) que otimizam todo o sistema de produção, viabilizando produtos de maior qualidade, aumentando a eficiência energética e mantendo o chão de fábrica mais seguro.

Nesse caminho, aplicativos cada vez mais sofisticados baseados em AI e aprendizado de máquina lidam com muitas das tarefas rotineiras, liberando as pessoas para se concentrarem em decisões de alto nível. E a expectativa é que robôs assumam todos os atuais trabalhos humanos que envolvam apenas rotinas manuais.

As fábricas inteligentes também permitem um gerenciamento mais eficaz de insumos e suprimentos, com informações em tempo real para as partes interessadas da cadeia de fornecimento, tanto dentro da fábrica quanto para os negócios e parceiros, possibilitando uma maior visibilidade e controle, podendo gerar e receber pedidos, relatar progressos, acessar instruções de trabalho e interagir com sistemas de qualidade e rastreabilidade. No chão de fábrica, informações importantes, como instruções, cronogramas, dados de qualidade, status de estoque e mudanças na demanda estão interagindo em tempo real de forma automatizada e autônoma.

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 3° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design