21. Vantagens de Sistemas em Nuvem

O que é e quais as vantagens deste recurso cada vez mais difundido em aplicações industriais.

 

            Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST ou National Institute of Standards and Technology), a computação em nuvem é um sistema em evolução e pode ser definido como um modelo que possibilita o acesso, de modo conveniente e sob demanda, a um conjunto de recursos computacionais configuráveis, como redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços que podem ser rapidamente adquiridos e liberados com mínimo esforço gerencial ou interação com o provedor de serviços.

            A nuvem, em si, é uma figura de linguagem para a junção entre comunicação via internet e arquitetura de componentes, que interagem com usuários em uma abstração que visa ocultar a complexidade da infraestrutura, sendo uma das características essenciais o gerenciamento autônomo do ambiente físico e virtual, que pode ser automaticamente reconfigurado.

            As vantagens que as soluções em nuvem oferecem são ilimitadas, destacando-se a agilidade na modificação de recursos, o amplo acesso de usuários, a facilidade de configuração e medição de serviços e o escalonamento de mecanismos computacionais sob demanda conforme a necessidade de processamento, sem precisar contatar os provedores de cada serviço.

            Os recursos computacionais do provedor são organizados em modelos dinâmicos multitenant (com vários “inquilinos” simultâneos), que podem ser adquiridos de forma rápida e elástica, em qualquer quantidade e a qualquer momento, com amplo acesso e potencial de escalabilidade disponibilizados e acessados através de várias plataformas, integrando múltiplos usuários de forma descentralizada.

            Os modelos de serviços disponíveis em nuvens públicas, privadas, de comunidades e híbridas, como SaaS (Softwares), PaaS (Plataformas), DaaS (Banco de dados) e IaaS (Infraestrutura), possibilitam que as organizações reduzam os investimentos em TI e, ao mesmo tempo, aumentem a capacidade e o desempenho dos sistemas, além de viabilizar projetos, antes possíveis apenas com grandes investimentos, por valores relativamente baixos.

A computação em nuvem é um dos principais pilares da indústria 4.0 e, neste contexto, a Directa Automação tem se destacado ao promover ampla e irrestrita sinergia entre seus sistemas e as mais novas demandas do mercado. Todas as soluções desenvolvidas pela Directa dispõem de recursos tecnológicos que possibilitam a sua implantação, operação e gestão diretamente na nuvem, oferecendo mais praticidade e segurança na utilização de todas as aplicações dos sistemas.

Visando maior conforto e autonomia aos clientes, é possível optar por uma nuvem própria ou contratar o serviço diretamente conosco, direcionando e unificando demandas em um único fornecedor, agilizando e simplificando todo o processo de gestão dessas estruturas.

Quer conhecer as mais recentes tecnologias e saber como podemos implementá-las para modernizar e tornar mais eficiente a sua indústria? Contate-nos!

(48) 3298-8800

 comercial@directaautomacao.com.br

 www.directaautomacao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *