NOTÍCIAS >>

O que é um MES?

Entendo um pouco mais sobre MES e seus benefícios

factory

MES (Manufacturing Execution Systems – Sistemas de Execução da Manufatura) são sistemas computacionais industriais voltado para o chão de fábrica ou ambiente de manufatura, tendo suas definições consolidadas no meio da década de 1990 pela MESA (Manufacturing Enterprise Solutions Association).

O principal objetivo de um MES é o aumento da produção através da otimização dos processos e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Suas particularidades variam de acordo com os tipos de produtos produzidos, do volume de produção, do perfil dos clientes e fornecedores, bem como dos padrões de qualidade e controle implementados.

Estão posicionados sobre uma demanda de comunicação entre sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa) e sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition – Supervisão e Aquisição de Dados). Mesmo atuando nesse nicho operacional de trato informativo, os sistemas MES não são simples links entre ERP e Automação, uma vez que também garantem a implementação da fabricação, pois devido à sua posição, os sistemas MES fornecem indicadores relevantes e em tempo real do estado da produção.

Além das funções essenciais de execução e sequenciamento de ordens de produção, provêm ainda uma série de funções, tais como, planejamento, aquisição de dados de máquina (MDA – Machine Data Acquisition), aquisição de dados de produção (PDA – Production Data Acquisition), monitoramento de energia, monitoramento do funcionamento, manutenção e rastreabilidade. São considerados tecnologias-chave para melhorar a capacidade de fabricação, sendo essencial aos objetivos corporativos de longo prazo, porém com evidentes impactos de curto prazo no desempenho das organizações.

Com sistemas MES integrados, o processo de fabricação é orientado por uma rede eficiente de informações, tornando-se um aspecto fundamental tanto para a produtividade como para a viabilidade financeira da empresa.

O conceito MES é muito amplo, porém, como dito acima, seus objetivos são simples: otimizar processos e melhorar o aproveitamento dos recursos de produção. Entretanto, esta simplicidade no tocante aos objetivos contrasta com uma integração complexa e de abordagem diversificada com o intuito de encontrar a melhor solução para a configuração da planta industrial avaliada.

A implementação de um sistema MES integrado na planta industrial, fornece ampla visão sobre as operações, permitindo integrar os dados em tempo real com outros sistemas de informação, tais como planejamento de produção e sistemas de controle distribuído.

Mesmo aquelas indústrias que já possuem outros sistemas instalados, quando implantam um sistema MES, adquirem uma ampla gama de benefícios operacionais, entre eles, retorno sobre ativos, ROI aprimorado em TI e automação, melhor atendimento ao cliente, custos operacionais mais baixos, despesas de capital reduzidas, conformidade regulatória, responsabilidade reduzida pelo produto, suporte de decisão, confiabilidade na entrega, custos menores de estoque e sincronização com a demanda.

Tais benefícios são consequências diretas de funções específicas melhoradas no chão de fábrica, com impacto positivo em outros tantos mais objetivos corporativos fundamentais, como o aumento na participação de mercado, rentabilidade e melhoria da competitividade.

O benefício no chão de fábrica mais frequentemente citado pelos usuários é a redução de tempo dos ciclos de fabricação. Somando-se a redução ou eliminação do tempo de entrada de dados, redução do trabalho em andamento (WIP), redução ou eliminação de papel (paperless), redução nos prazos de entrega, melhora na qualidade do produto com redução dos defeitos, diminuição ou eliminação da burocracia na troca de turnos, redução do lead time, e melhoria na capacitação das pessoas para operarem na planta da fábrica.

Dentre as funções do MES que apresentam maior impacto na operação e melhoria no desempenho da empresa, está de fato a disponibilidade de dados em tempo real, como: status de pedido, status de equipamentos, visibilidade de estoque, priorização de ordens de trabalho, informações para gerenciamento da planta, envios de mensagens, rastreamento de pedidos e coleta de dados do chão de fábrica em tempo real.

Todos os benefícios derivados da implementação de um sistema MES são muito difíceis de se quantificar ou de se atribuir a apenas a uma causa, mas se observarmos apenas os dados fornecidos em tempo real, já seriam suficientes para identificar as vantagens significativas no funcionamento no dia-a-dia da indústria.

Abaixo um resumo dos benefícios obtidos com a implantação de sistemas MES integrados:

Benefícios para a Operação de Produção (Fabricação)

  • Redução no tempo de ciclo de fabricação
  • Redução de erros no processamento de pedidos
  • Redução no tempo de setup
  • Redução no tempo de agendamento de gerenciamento
  • Redução nas transações de estoque
  • Redução de desperdícios
  • Redução de falhas no processo
  • Aumento da capacidade de produção (utilização de equipamentos)
  • Redução nos estoques de materiais e matérias-primas
  • Redução dos custos operacionais e outros

 

Benefícios para o processo de planejamento

  • Aumento no ROI
  • Atendimento agilizado dos pedidos de clientes
  • Flexibilidade para responder às demandas dos clientes
  • Simulações de cenários antes de finalizar o cronograma de produção
  • Facilita e estimula a manufatura rápida e enxuta
  • Simplifica o cumprimento dos requisitos de regulações e de conformidades técnicas.

 

Conheça o sistema Directa MES, entre com contato conosco.

Saiba mais sobre nossos produtos e serviços

Receba informações diretamente em seu email.

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 5° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design