10. O que e um MES

Características e benefícios desta ferramenta essencial

 

            MES (Manufacturing Execution Systems – Sistema de Execução da Manufatura) é um sistema computacional industrial voltado para o chão de fábrica ou ambiente de manufatura, tendo suas definições consolidadas no meio da década de 1990 pela MESA (Manufacturing Enterprise Solutions Association).

 

            O principal objetivo de um MES é o aumento da produtividade através da otimização dos processos e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Suas particularidades variam de acordo com os tipos de produto produzidos, o volume de produção, o perfil dos clientes e fornecedores, bem como os padrões de qualidade e controle implementados.

            Estão posicionados sobre uma demanda de comunicação entre sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa) e sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition – Supervisão e Aquisição de Dados). Mesmo atuando nesse nicho operacional de trato informativo, os sistemas MES não são simples ligações entre ERP e automação, uma vez que também garantem a implantação da fabricação pois, devido à sua posição, fornecem indicadores relevantes e em tempo real do estado da produção.

            Além das funções essenciais de execução de produção, provêm ainda uma série de funções, tais como: planejamento, aquisição de dados de máquina (MDA – Machine Data Acquisition), aquisição de dados de produção (PDA – Production Data Acquisition), monitoramento de energia, monitoramento do funcionamento, manutenção e rastreabilidade. São considerados tecnologias-chave para melhorar a capacidade de fabricação, fundamental aos objetivos corporativos de longo prazo, porém com evidentes impactos de curto prazo no desempenho das organizações.

            Com sistemas MES integrados, o processo de fabricação é orientado por uma rede eficiente de informações, tornando-se um elemento primordial tanto para a produtividade como para a viabilidade financeira da empresa.

            O conceito MES é muito amplo, porém, como mencionado anteriormente, seus objetivos são simples: otimizar processos e melhorar o aproveitamento dos recursos de produção. Entretanto esta simplicidade referente aos objetivos contrasta com uma integração complexa e de abordagem diversificada, com o intuito de encontrar a melhor solução para a configuração da planta industrial avaliada.

            A implantação de um sistema MES integrado na planta industrial fornece ampla visão sobre as operações, permitindo relacionar os dados em tempo real com outros sistemas de informação, tais como planejamento de produção e sistemas de controle distribuído.

            Mesmo aquelas indústrias que já possuem outros sistemas instalados, ao implantar um MES adquirem uma ampla gama de benefícios operacionais, dentre eles o retorno sobre ativos, ROI aprimorado em TI e automação, melhor atendimento ao cliente, redução de custos operacionais, menores despesas de capital, conformidade regulatória, suporte à decisão, confiabilidade na entrega, custos de estoque mais baixos e sincronização com a demanda.

            Tais benefícios são consequências diretas de funções específicas e melhoradas no chão de fábrica, com impacto positivo em outros objetivos corporativos vitais, como o aumento na participação de mercado, rentabilidade e competitividade.

            O benefício no chão de fábrica, mais frequentemente citado pelos usuários, é a redução de tempo dos ciclos de fabricação. Somado à redução ou eliminação do tempo de entrada de dados, redução do trabalho em andamento (WIP), redução ou eliminação de papel (paperless), redução nos prazos de entrega, maior qualidade do produto, redução de defeitos, redução ou eliminação da burocracia na troca de turnos, redução do lead time, e maior capacitação das pessoas para operarem na planta da fábrica.

            Dentre as funções do MES que apresentam maior impacto na operação e evolução no desempenho da empresa está, de fato, a disponibilidade de dados em tempo real, como: status de pedido, status de equipamentos, visibilidade de estoque, priorização de ordens de trabalho, informações para gerenciamento da planta, envio de mensagens, rastreamento de pedidos e coleta de dados do chão de fábrica em tempo real.

            Todos os benefícios oriundos da implantação de um sistema MES são muito difíceis de quantificar ou de atribuir a um fator isolado mas, se observarmos apenas os dados fornecidos em tempo real, teremos informações suficientes para identificar as significativas vantagens da aplicação no cotidiano da indústria.

            Alguns dos benefícios obtidos com a implantação de sistemas MES integrados:

Benefícios para a Operação de Produção (Fabricação)

Redução no tempo de ciclo de fabricação;

Redução de erros no processamento de pedidos;

Redução no tempo de setup;

Redução no tempo de agendamento de gerenciamento;

Redução nas transações de estoque;

Redução de desperdícios;

Redução de falhas no processo;

Aumento da capacidade de produção (utilização de equipamentos);

Redução nos estoques de materiais e matérias-primas;

Redução dos custos operacionais.

Benefícios para o processo de planejamento

Aumento no ROI;

Atendimento agilizado dos pedidos de clientes;

Flexibilidade para responder às demandas dos clientes;

Simulações de cenários antes de finalizar o cronograma de produção;

Facilidade e estímulo à manufatura rápida e enxuta;

Simplifica o cumprimento dos requisitos de regulação e de conformidade técnica.

A Directa Automação, mantendo sua tradição de qualidade e inovação, desenvolveu o MES-DA – um sistema completo para gerenciamento de chão de fábrica, seguindo as tendências de indústria 4.0 e manufatura avançada, integrando o universo digital ao processo produtivo. Através dele é possível gerir, em tempo real, os status das máquinas, índice OEE, tempo e motivo de parada, ordens de produção, quantidade produzida e refugada.

O MES-DA também dispõe de um conjunto de relatórios e análises comparativas que são fundamentais para as decisões no chão de fábrica, como: OEE, início e fim da produção, setup, paradas, motivos de parada, quantidade produzida, refugo e retrabalhos.

Com interface web e aplicação mobile, o sistema é amigável ao operador, versátil, prático, intuitivo e acessível em qualquer local, possibilitando a sua operação em dispositivos móveis como celulares e tablets, por exemplo.

Dotado ainda de uma ampla gama de módulos complementares, o MES-DA oferece todos os recursos para uma verdadeira gestão tecnológica do chão de fábrica, colocando o controle efetivo de todas as ações a um clique de distância.

Saiba mais sobre esta e outras soluções da Directa Automação.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *