NOTÍCIAS >>

O que é Kanban para a indústria?

Saiba mais sobre este sistema de gestão visual de estoques criado pela Toyota na década de 1940.

Kanban

Kanban é um sistema de sequenciamento da produção que controla fluxos de produção ou transportes. Utilizado no Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e no Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System ou TPS), foi desenvolvido na Toyota para aumentar a eficiência da manufatura. Funciona como um tipo de controle de estoque com o objetivo de gerar o menor desperdício possível na cadeia de suprimentos em um sistema puxado de produção. Também é extremamente útil quando se trata de promover melhorias, pois facilita a localização de áreas problemáticas.

Sendo uma palavra de origem japonesa composta de dois kanji: Kan + Ban. Kan significa olhar e Ban significa cartaz ou placa. A união Kanban pode ser traduzido para algo como placa de sinalização. Além de cartões, pode usar placas triangulares, bolas coloridas, sinais eletrônicos ou quaisquer outros meios eficientes que transmitam a informação necessária prevenindo a introdução de instruções erradas.

O sistema Kanban começou como uma forma confiável de comunicação impressa, muito útil quando se tratava de determinar o limite superior do estoque relacionado ao trabalho em andamento, a fim de evitar que os processos fossem sobrecarregados. Os sistemas orientados pela demanda, como este, são conhecidos por criar tempos de resposta de processo mais rápidos ao mesmo tempo que limitam o inventário necessário e aumentam a competitividade entre aqueles que implementam.

Esse processo foi usado pela Toyota pela primeira vez na década de 1940, depois que eles estudaram os supermercados em busca de ideias sobre como manter as prateleiras de suas fábricas estocadas de maneira mais eficiente. Isso acabou se manifestando no Kanban, como a ideia de manter os níveis de estoque a par do consumo. Suprimentos necessários são adicionados com base em sinais predeterminados para manter os estoques próximos aos níveis ideais em todos os momentos, evitando cenários de estoque zerado ou em excesso. Esses sinais, por sua vez, são baseados nas necessidades do cliente e, portanto, podem ser facilmente alterados com base nos cenários de momento.

Kanban tende a ser implementado via dois sistemas primários: Kanban de produção e Kanban de transporte. Kanban de produção é um método de autorização da produção de uma quantidade definida de itens, enquanto Kanban de transporte autoriza o movimento de um número específico de itens que já foram criados.

A ideia simplificada da essência do Kanban é baseada em caixas vazias de contêineres de retorno. Uma vez que uma caixa de peças, por exemplo, tenha sido consumida, a caixa vazia é enviada de volta para os fornecedores, necessitando que mais peças sejam, então, produzidas, para encher esta caixa vazia.

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 3° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design