15. Lean Manufacturing

Menos desperdício e mais eficiência no processo de produção.

            Lean Manufacturing (manufatura enxuta), é um método de gerenciamento que visa identificar e sistematicamente eliminar todas as fontes de desperdício em um processo produtivo, provendo um ambiente de produção focado no essencial e naquilo que o torna mais eficiente, considerando supérfluo tudo o que não agrega valor ao produto. Métodos Lean são técnicas e conceitos de gestão industrial cuja a filosofia é baseada em 6 princípios fundamentais: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada, qualidade na fonte e busca da perfeição.

            Já na primeira vez em que o Toyota Production System recebeu atenção pública, no ano de 1973, após a crise internacional do petróleo, enquanto muitas empresas registravam déficits, a Toyota apresentava um desempenho positivo, descolado dos problemas econômicos generalizados no setor e tornando notório os resultados do seu inovador sistema de produção. A fama cresceu rapidamente quando, em 1990, foi publicado o livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, fruto de uma pesquisa de 5 anos realizada pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

            O TPS está centrado no Kaizen (melhoria contínua) e no Heijunka (nivelamento de produção) através da busca por flexibilidade, capacidade e motivação, apresentando dentre seus principais pilares: o Just-In-Time (produto certo, tempo certo, quantidade certa) e o Jidoka (autonomia dos operadores e automação do que for possível, controle visual e sistemas a prova de erros). As decisões são baseadas em “consenso”. A regra é uma análise minuciosa de todas as opções possíveis, buscando minimizar todos os riscos a longo prazo.

            O Toyotismo não trata coisas, mas pessoas e como usá-las eficientemente. No entanto, um sistema de produção não pode ser apenas teoria, é necessário comprovação dos resultados no uso prático. Você nunca será capaz de dizer que entende o TPS até que experimente implantá-lo.

            Como, então, este modelo se encaixa no conceito de Lean? De acordo com a filosofia Toyota, a melhor maneira de aumentar a lucratividade em um processo produtivo é reduzir os custos, pois o preço de venda é determinado pelo consumidor. Consequentemente, a redução dos custos através da eliminação de desperdício possui papel fundamental neste processo seletivo, levando ao que se chama de “paradoxo da Toyota” quando a redução do desperdício reduzirá o tempo de produção, aumentando índices de qualidade e a satisfação do consumidor.

            Segundo Soichiro Toyoda, o desperdício (em japonês, muda) é tudo além do mínimo necessário de equipamentos, materiais, peças, espaço e tempo de trabalho para adicionar valor a um produto, ou seja, não está relacionado apenas aos tradicionais refugos de material ou defeito. O TPS cita sete tipos de desperdício: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processamento, estoque, movimentação e, por fim, defeitos.

            Podemos notar claramente o conceito de Manufatura Enxuta interlaçada, embrionariamente, com o Sistema Toyota de Produção, sendo que ambos possuem em sua filosofia o combate ao desperdício como modo de aumentar a lucratividade, reduzindo custos ao mesmo tempo em que um produto (ou serviço) de qualidade é entregue ao consumidor final.

            Alguns autores apontam que o Lean Manufacturing é uma generalização do Toyota Production System aplicado à indústrias e contextos diferentes, mas com finalidades similares. Porém, existem algumas características do TPS que devem ser destacadas: lucro como objetivo necessário, orientação e otimização ao uso de ferramentas para detecção de problemas e técnicas de gestão ao invés de agente de mudanças, com ênfase na formação de especialistas.

            Ciente da fundamental relevância dos métodos de Lean Manufacturing e orientada em oferecer recursos que possibilitem sua aplicação em todos os ambientes industriais, a Directa Automação desenvolve ampla gama de sistemas para atender às diversas demandas presentes neste cenário de busca incessante pelo aumento da eficiência.

            Produtos modernos, alinhados às tendências globais do setor, se juntam ao nosso foco em inovação e assim conseguimos ofertar aquilo que, de fato, gera impacto na melhora de todo o processo produtivo, promovendo a redução de perdas e custos, ao mesmo passo em que aumenta a produtividade e a lucratividade.

            Contate-nos para conhecer nossos sistemas e como podemos ser um importante parceiro na aplicação do Lean Manufacturing na sua indústria.

(48) 3298-8800

comercial@directaautomacao.com.br

www.directaautomacao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *