16. O que e Kanban

Gerencie e melhore os fluxos dos processos industriais

Kanban é um sistema de sequenciamento de produção, que controla fluxos ou transportes. Utilizado no Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e no Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System ou TPS), foi desenvolvido na Toyota para aumentar a eficiência da manufatura. Funciona como um tipo de controle de estoque, com o objetivo de gerar o menor desperdício possível na cadeia de suprimentos em um sistema de produção puxada. Também é extremamente útil ao promover melhorias, pois facilita a localização de áreas problemáticas.

Termo de origem japonesa, composto de dois kanji: Kan + Ban, Kan significa olhar e Ban significa cartaz ou placa, Kanban pode ser traduzido como placa de sinalização. Pode usar placas, cartões, bolas coloridas, sinais eletrônicos ou quaisquer outros meios eficientes para transmitir a informação necessária, prevenindo instruções erradas.

O sistema Kanban surgiu como uma forma confiável de comunicação impressa, fundamental para determinar o limite superior do estoque relacionado ao trabalho em andamento, a fim de evitar a sobrecarga dos processos. Sistemas orientados pela demanda, como este, são conhecidos por gerar tempos de resposta de processo mais rápidos, ao mesmo tempo em que limitam o inventário necessário e aumentam a competitividade entre aqueles que implementam.

Usado pela primeira vez na década de 1940, com o intuito de manter os níveis de estoque em sincronia com o consumo, quando suprimentos são adicionados de acordo com sinais predeterminados para manter os estoques próximos aos níveis ideais em todos os momentos, evitando cenários de escassez ou excesso. Esses sinais, por sua vez, são baseados nas demandas do cliente e, portanto, podem ser facilmente alterados em alinhamento aos cenários de momento.

A essência deste sistema, de forma simplificada, é baseada em caixas vazias de contêineres de retorno. Uma vez que uma caixa de peças, por exemplo, tenha sido consumida, a caixa vazia é enviada de volta aos fornecedores, necessitando então que mais peças sejam produzidas, para encher a caixa novamente.

O Kanban tende a ser implementado através de dois sistemas primários: Kanban de produção e Kanban de transporte. Kanban de produção é um método de autorização da produção de uma quantidade definida de itens, enquanto Kanban de transporte autoriza o movimento de um número específico de itens que já foram produzidos.

Com presença relevante no mercado há mais de 30 anos, a Directa Automação destaca-se com um dos principais fornecedores de soluções para a indústria, provendo a gestão tecnológica do chão de fábrica.

Além de uma ampla gama de sistemas, que atendem as principais demandas, temos expertise no desenvolvimento de soluções específicas, orientadas aos mais diversos e complexos ambientes de produção.

Contate-nos para conhecer nossas soluções e como elas podem tornar sua indústria mais eficiente.
(48) 3298-8800
comercial@directaautomacao.com.br
www.directaautomacao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *