NOTÍCIAS >>

Integração de MES e MRPII

Junção de tecnologias para o total controle dos processos produtivos

MES_MRP

O chão de fábrica evoluiu nas últimas décadas para um cenário de controle operacional que possibilita a implementação de tecnologias fundamentais para o crescimento da produtividade e aperfeiçoamento dos padrões de qualidade, num caminho direto de otimização dos processos e recursos disponibilizados à produção. Os principais envolvidos nesses resultados são os sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) e sua ampla gama de módulos de integração.

A integração de módulos MES possibilita não apenas a compreensão de como podem funcionar juntos os sistemas MES e MRPII (Manufacturing Resource Planning) – de modo geral, antigos sistemas de controle da produção – mas como essa aplicação de módulos é o fator essencial para uma implantação bem-sucedida do próprio MES e, também, a oportunidade para este ampliar e aprimorar as funções desempenhadas pelos MRPII existentes.

Os sistemas MRPII típicos são projetados para suportar a estrutura organizacional de manufatura tradicional, com três funções principais: definição de produção, controle de material e planejamento de material. À medida que a tecnologia MRP amadureceu, outras funções foram adicionadas para fornecer definição de roteamento, controle de chão de fábrica e planejamento de capacidade. No entanto, sem o planejamento de capacidade finita e o feedback em tempo real, as listas de despacho geradas normalmente não são muito úteis.

Nesse aspecto, o emprego de um sistema MES integrado no chão de fábrica apresenta suas incontestáveis vantagens, pois fornece ampla visão sobre as operações, permitindo integrar os dados, em tempo real, com outros sistemas de informação, como os de planejamento de produção e sistemas de controle distribuído.

É comum que ambientes de MRPII legados perpetuem problemas significativos como, por exemplo, estruturação incorreta da lista de materiais, padrões obsoletos de tempo de roteamento, definição errônea do prazo de entrega e cronogramas incorretos, sem feedbacks em tempo real das operações da fábrica.

O aprimoramento das funções MRPII através da integração modular MES fica evidente, pois o modelo de processo é mais realista e fornece definição de material vinculada à operações de consumo, gerando precisão com base nos tempos reais de execução, o que melhora a previsão de capacidade e impacta no controle eficiente do estoque.

Ao incorporar um MES, a empresa pode criar um ambiente ágil ao fluxo de produção, aumentando a velocidade e maximizando a eficiência. Esse ambiente de fabricação reduz o tempo de fila e também fornece dados referentes às próprias causas do tempo da fila. Além de verificar os recursos de suporte no caminho da atividade e incorporar maneiras de identificar os problemas, a fim de acelerar o fluxo de trabalho em toda a fábrica.

Aplicações MES proporcionam maior resolução temporal da capacidade de monitorar atividades do chão de fábrica e integrar com agendamento de capacidade finita para fornecer reação rápida às mudanças. Dessa forma, é possível analisar continuamente as atividades que necessitam de respostas específicas aos eventos, conforme estes ocorrem nos processos de produção, considerando que grande parte dos softwares voltados aos processos industriais de fabricação atualmente disponíveis no mercado, já disponibilizam essas funcionalidades com refinamentos. Uma das inciativas inovadoras em termos de softwares de manufatura foi justamente o desenvolvimento dos Sistemas de Manufatura Síncrona, acoplando sistemas MES a módulos de escalonamento que, sincronizados com o agendamento, permitem que as empresas gerenciem com eficiência o tempo e os recursos, o que é fundamental para obter ganhos significativos de produtividade.

Entre as principais funcionalidades de módulos MES podemos citar a alocação e status de recursos, programação de operações, expedição de unidades de produção, controle de documentos, aquisição de dados, gestão de mão de obra, gestão da qualidade, gerenciamento de processos, gerenciamento de manutenção, acompanhamento de produtos e genealogia, e análise de desempenho.

A integração de módulos MES aos sistemas legados tradicionais de produção são primordiais para o pleno funcionamento das potencialidades do sistema MES implantado e a base para a atualização de toda a planta industrial.

O sistema MES-DA, desenvolvido pela Directa Automação, dispõe de um moderno e eficaz módulo de integração, capaz de executar, em tempo real, a troca de informações entre diversos agentes do processo produtivo, convergindo, assim, para o macro controle fabril.

Através de WebService, este módulo do MES-DA promove a perfeita integração de sistemas e a comunicação entre diferentes aplicações, viabilizando a interação entre novos sistemas e aqueles já existentes, inclusive os provenientes de diferentes plataformas.

Saiba mais sobre esta e outras soluções da Directa Automação.

Texto revisado dia 23/06/2020

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 3° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design