1. Indice OEE

OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficiência geral do equipamento)  é uma das métricas em  TPM (Total Productive Manufacturing) e um KPI (Key Performance Indicator) que fornece dados  fundamentais ao entendimento dos resultados de desempenho nos processos de produção.

Este índice quantifica a eficácia dos equipamentos e possibilita, além de ações corretivas emergenciais, que os gestores criem simulações confiáveis para posterior ajuste de parâmetros. Como resultado, se obtém processos mais eficientes, gerando redução de custos e aumento da produtividade, fatores que impactam de forma direta e positiva nos lucros da empresa. Estudos indicam que o aumento de 1 ponto percentual no OEE representa um retorno de 3 a 7% no lucro líquido.

Podemos considerá-lo uma metodologia básica e essencial para indústrias que procuram uma estratégia de fabricação lean e perda zero. Sob esta perspectiva, é primordial a eficiência e confiabilidade dos sistemas baseados na obtenção e tratamento dos dados que compõem este índice. Soluções desenvolvidas ou configuradas de forma específica para executar determinado monitoramento oferecem maior segurança e garantem a integridade das informações.

O cálculo para obter o OEE é feito a partir do monitoramento contínuo e coleta de dados que permitem relacionar disponibilidade x desempenho x qualidade. Então torna-se possível visualizar, de forma unificada, fatores que influenciam na capacidade produtiva e comparar ao nível considerado ideal.

Uma vez que KPIs, como o índice OEE, são obtidos e integrados de forma orgânica ao acompanhamento da máquina, podem ser desmembrados para identificar a causa raiz de problemas.

O acesso à informação, em tempo real, indicando onde e quando ocorrem os eventos que afetam o índice, representando os elementos diretos mais impactantes no desempenho dos processos produtivos, é o pilar para a evolução da gestão do chão de fábrica.

Conheça o sistema MES da Directa Automação – A solução definitiva para obtenção do índice OEE e controle de produção.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *