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Help Chain

Interação e cooperação em tempo real criam novo cenário de eficiência.

Help Chain

Help Chain (Cadeia ou Ciclo de Ajuda) é um sistema baseado na interação e, sobretudo, cooperação entre todos os setores, visando melhorar o tempo de resposta ao solucionar problemas com maior rapidez e efetividade. Este método de planejamento não propõe focar apenas na organização estrutural, mas também em desenvolver em todos os colaboradores o mindset de que problemas são oportunidades de aperfeiçoamento, objetivando eliminar as falhas do processo produtivo.

 

O conceito surgiu a partir de duas metodologias inspiradas no Sistema Toyota de Produção, o precursor da manufatura enxuta. A primeira é o Lean Manufacturing, que consiste na busca pela resolução eficiente de problemas por meio do alinhamento do fluxo de atividades, para que estas sejam realizadas de forma ininterrupta e eficaz, estabilizando a produção. A segunda é o Lean Thinking, cujo intuito é reduzir os desperdícios de tempo, recursos humanos e materiais, suprimindo ações desnecessárias ou processos que não agregam valor à produção. Deste modo, estas duas metodologias se complementam e estruturam uma técnica produtiva balizada pelo combate às perdas, iniciando a fabricação apenas se houver demanda e excluindo operações supérfluas, almejando alcançar a perfeição por meio da melhoria contínua dos processos.

 

A cadeia de ajuda é composta, tradicionalmente, por 5 fases, que podem ser modificadas conforme a necessidade. Primeiro, o operador deve identificar a origem do problema (quebra ou setup de máquina, qualidade da produção, segurança, entre outros). Após, é necessário alertar sobre o problema a todos os envolvidos e, com isso, receber assistência. A partir deste ponto, a falha já deve estar sinalizada nos Painéis de Controle da Produção (Andon) e, caso o problema não seja contido ou solucionado, uma equipe de pré-análise será acionada. Se ainda assim a situação persistir, a equipe multifuncional deverá ser convocada para restabelecer os padrões da produção.

 

Além disso, é importante que os colaboradores saibam o quê esperar ao solicitarem assistência da equipe multifuncional e confiem que seu chamado será atendido o mais rápido possível. Respostas inconsistentes geram resistência dos operadores ao pedir ajuda e prejudicam a possibilidade de analisar as falhas na produção de maneira direta, impactando no processo de desenvolvimento da produção a partir da eliminação de falhas recorrentes e evitáveis. Por isso, também faz parte da rotina da cadeia de ajuda a adição de um sistema de controle dos tempos de atendimento e resolução de problemas. Deste modo, os gestores terão as informações necessárias para tomarem as decisões que vão aumentar a produtividade da equipe, ampliando também o engajamento entre os colaboradores e reduzindo desperdícios.

 

A implementação de um sistema Help Chain deve ocorrer com a devida atenção dos gerentes e coordenadores, incentivando os envolvidos e propondo ações a fim de estimular a prática deste hábito positivo. Portanto, é importante oferecer a cada integrante o treinamento adequado e definir claramente as responsabilidades, criando um ambiente de disciplina e evitando a duplicidade ou o abandono de tarefas. Com a convergência de todos os esforços individuais na busca pela maior eficiência coletiva, também se cria a valorização de cada colaborador, a harmonia entre diferentes setores e um cenário de constante evolução operacional.

 

Identificando o grande anseio por este tipo de ferramenta e visando oferecer uma abordagem ainda mais robusta, tecnológica e intuitiva, a Directa Automação desenvolveu um sistema que possibilita, com facilidade, a completa interação e cooperação entre todos os setores, propiciando celeridade na resolução de problemas e ampla gestão de cada etapa do processo.

 

Com uma interface versátil e moderna, nosso sistema Help Chain simplifica a operação e o gerenciamento, promovendo acesso às informações em tempo real e em qualquer lugar. Uma gama de recursos embarcados garantem total interação e controle, com possibilidade de implantá-lo junto ao Directa MES e, inclusive, integrá-lo a outros sistemas de manutenção, criando um mecanismo ainda mais efetivo no atendimento a todas as demandas da sua indústria.

 

 

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