12. Gestao visual no chao de fabrica

Informação em tempo real integrando os envolvidos no processo produtivo

            A gestão visual é uma das ferramentas fundamentais dos métodos para a otimização da produção, que são técnicas e conceitos de gerenciamento industrial elevadas ao nível de filosofia empresarial, pela Toyota, logo após a segunda guerra mundial. O objetivo é alcançar, através da produção enxuta, a melhoria contínua dos processos, eliminando desperdícios e, principalmente, no contexto de utilização do tempo, aumentando a qualidade e a produtividade.

            Quando o foco está na otimização do tempo, verificamos que a relação intrínseca da gestão visual com a cultura de produção enxuta é evidente desde a base construtiva da metodologia lean. Toda a estabilidade operacional do Toyota Production System (TPS) está centrada na melhoria contínua (Kaizen) através da busca por flexibilidade, capacidade e motivação.  Apresenta dois pilares de sustentação aos resultados: Just-In-Time (produto certo no tempo certo e na quantidade certa) e Jidoka (autonomia dos operadores, controle visual e sistemas que evitam o erro). Em todos os níveis destas aplicações, qualquer ausência ou desconsideração da importância da gestão visual conduzirá a ciclos recorrentes de falhas na implementação da operação enxuta.

            Uma gestão visual eficiente apresenta como resultado mais evidente a possibilidade de acesso e interação, em tempo real, de todas as pessoas efetivamente envolvidas na operação e gestão dos processos industriais. As informações representem, de fato, a realidade das atividades produtivas na maior quantidade de parâmetros úteis, inteligíveis e disponíveis. A gestão visual na indústria precisa criar uniformidade e continuidade desde as informações simples de localização, orientação e notificação, direcionadas a visitantes e colaboradores, até informações complexas da produção específicas a operadores e gestores da planta.

            O chão de fábrica apresenta um nível de imersão informativa que trafega entre notificações de compreensão imediata e volume de dados que exigem conhecimento prévio, interpretação e contextualização técnica. Nesse sentido, sistemas MES (Manufacturing Execution System) são considerados tecnologias-chave para obtenção e tratamento de informações. O processo de fabricação é orientado por uma rede eficiente de informações fundamentais, fornecendo indicadores relevantes e em tempo real do estado da produção e, quando integrado na planta industrial, também possibilita ampla visão sobre as operações, permitindo integrar os dados com outros sistemas de informação, tais como planejamento de produção e controle distribuído.

            O benefício no chão de fábrica mais frequentemente citado pelos usuários é a redução de tempo dos ciclos de fabricação. Somados a ele a redução ou eliminação do tempo de entrada de dados, redução do trabalho em andamento (WIP), redução ou eliminação de papel (paperless), redução nos prazos de entrega, melhora na qualidade do produto, redução dos defeitos, redução ou eliminação da burocracia na troca de turnos, redução do lead time e melhora na capacitação das pessoas para operarem na planta da fábrica.

            Dentre as funções do MES que apresentam maior influência na operação e melhora no desempenho, há destaque para a disponibilidade de dados em tempo real, o estado do pedido, estado de máquina, visibilidade de estoque, priorização de trabalho, informações para gerenciamento da planta, envios de mensagens, rastreamento de pedidos e coleta de dados do chão de fábrica em tempo real. A gestão visual é aplicada de forma integral não apenas na apresentação destes dados relativos à integração de módulos MES na operação, mas também aproximando a corporação de um ambiente digitalizado de funções visual factory ou visual shop floor, apresentando informações administrativas pertinentes e, principalmente,  painéis de indicadores chaves de desempenho (Key Performance Indicators – KPI) disponibilizados e atualizados em tempo real via displays conectados à plataformas diversas de processamento de dados, que potencializam a visualização para o melhor entendimento e decisão do operador ou gestor.

            A visibilidade local e remota que a gestão visual possibilita, através de telas conectadas diretamente aos módulos MES e de outros sistemas, possibilita acesso fácil e rápido à informações essenciais e estratégicas para o aprimoramento da operação, com respostas mais precisas, permitindo interação em rede de forma compartilhada e em tempo real.

            A Directa Automação desenvolveu um moderno, eficaz e intuitivo sistema de gestão visual, dotado de dashboards dinâmicos que possibilitam a exibição, em tempo real, de informações relevantes como: status das máquinas, OEE, ordem de produção, peça/produto, temporizador, takt time e índices de disponibilidade, desempenho e qualidade. O sistema ainda oferece uma ampla gama de modelos de tela, viabilizando a seleção de determinadas informações que se deseja exibir, a visualização de máquinas em grupo e individual, mensagens de aviso e comunicação interna. A aplicação também permite configurar a ordem, frequência e tempo de exibição das telas, que são apresentadas automaticamente.

            Desenvolvido em plataforma web, o sistema não requer hardware específico e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo que disponha de um navegador. Sua utilização promove, dentre outros benefícios, o aumento da produtividade, ao compartilhar informações relevantes em diversos locais, em tempo real e de forma simultânea, conscientizando e gerando engajamento a fim de atingir os objetivos coorporativos. Também há significativa melhora no tempo de resposta para a resolução de problemas, aumentando a disponibilidade e o desempenho das máquinas, além de propiciar maior praticidade e otimizar a gestão, reduzindo a criação de planilhas, atualizações diárias, impressões e apresentações.

Contate-nos para saber mais sobre esta e outras soluções da Directa Automação.

(48) 3298-8800

comercial@directaautomacao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *