NOTÍCIAS >>

Gestão a vista na fábrica

Entenda os benefícios na utilização de monitores para exibição de KPIs no chão de fábrica.

kpi_monitor

Gestão Visual no chão de Fábrica

A gestão visual é uma das ferramentas fundamentais dos métodos enxutos de produção, que são técnicas e conceitos de gestão industrial elevadas ao nível de filosofia empresarial pela Toyota logo após a segunda guerra mundial, cujo objetivo é o de alcançar, através da produção enxuta, a melhoria contínua dos processos, com a eliminação dos desperdícios, e, principalmente, no contexto de utilização do tempo, aumentar a qualidade e a produtividade.

Quando o foco está na otimização do tempo, verificamos que a relação intrínseca da gestão visual com a cultura de produção enxuta é evidente desde a base construtiva da metodologia lean.

Toda a estabilidade operacional do Toyota Production System (TPS) está centrada na melhoria contínua (Kaizen) através da busca por flexibilidade, capacidade e motivação.  Apresenta dois pilares de sustentação aos resultados:

Just-In-Time (produto certo no tempo certo e na quantidade certa) e Jidoka (autonomia dos operadores, controle visual e sistemas que evitam o erro).

Em todos os níveis destas aplicações, qualquer ausência ou desconsideração com a importância da gestão visual conduzirá a ciclos recorrentes de falhas na implementação da operação enxuta.

Uma eficiente gestão visual apresenta como resultado mais impactante e efetivo a possibilidade de acesso e interação simples em tempo real de todas as pessoas efetivamente envolvidas e responsáveis pela operação e gestão dos processos industriais; as informações representem de fato a realidade das atividades produtivas na maior quantidade de parâmetros úteis, inteligíveis e disponíveis.

A gestão visual na indústria precisa criar uniformidade e continuidade desde as informações simples de localização, orientação e notificação, direcionadas a visitantes e colaboradores, até informações complexas da produção específicas a operadores e gestores da planta.

O chão de fábrica apresenta um nível de imersão informativa que trafega entre notificações de compreensão imediata e volume de dados que exigem conhecimento prévio, interpretação e contextualização técnica. Nesse sentido, sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) são considerados tecnologias-chave para obtenção e tratamento de informações. O processo de fabricação é orientado por uma rede eficiente de informações fundamentais fornecendo indicadores relevantes e em tempo real do estado da produção, e, quando integrado na planta industrial, fornece ampla visão sobre as operações, permitindo integrar os dados com outros sistemas de informação, tais como planejamento de produção e sistemas de controle distribuído.

O benefício no chão de fábrica mais frequentemente citado pelos usuários é a redução de tempo dos ciclos de fabricação. Soma-se a ele a redução ou eliminação do tempo de entrada de dados, redução do trabalho em andamento (WIP), redução ou eliminação de papel (paperless), redução nos prazos de entrega, melhora na qualidade do produto com redução dos defeitos, diminuição ou eliminação da burocracia na troca de turnos, redução do lead time e melhoria na capacitação das pessoas para operarem na planta da fábrica.

Dentre as funções do MES que apresentam maior impacto na operação e melhoria no desempenho da empresa, encontra-se a disponibilidade de dados em tempo real, onde pode-se destacar o estado do pedido, estado de máquina, visibilidade de estoque, priorização de trabalho, informações para gerenciamento da planta, envios de mensagens, rastreamento de pedidos e coleta de dados do chão de fábrica em tempo real. A gestão visual é aplicada de forma integral não apenas na apresentação destes dados relativos a integração de módulos MES na operação, mas também aproximando a corporação a um ambiente digitalizado de funções visual factory ou visual shop floor, com informações administrativas pertinentes, e, principalmente,  painéis de indicadores chaves de desempenho (Key Performance Indicators – KPI) disponibilizados e atualizados em tempo real via displays conectados a plataformas diversas de processamento de dados que potencializam a visualização para o melhor entendimento e decisão do operador ou gestor.

A visibilidade local e remota que a gestão visual possibilita através de telas conectadas diretamente aos módulos MES e de outros sistemas, seja por redes wi-fi, cabo, celular, via internet ou apenas sincronizados aos servidores da empresa, possibilitam acesso fácil e rápido a informações essenciais e estratégicas no aprimoramento da operação, com respostas mais precisas, permitindo interação em rede de forma compartilhada e em tempo real com o status apresentado.

Conheça a solução de gestão a vista integrado ao MES da Directa Automação.

Saiba mais sobre nossos produtos e serviços

Receba informações diretamente em seu email.

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 3° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design