NOTÍCIAS >>

Indústria 4.0 - Conceito

A tecnologia revolucionando a indústria

Industria 4.0

A 4ª revolução industrial é um processo amplo e complexo que não envolve apenas a indústria de manufaturados. Sequer há consenso sobre sua possível consolidação, no entanto, traz uma tendência de automação total da manufatura e a criação de redes inteligentes que possam controlar a si mesmas, ajustando-se aos parâmetros sem intervenção humana.

Esta revolução tecnológica modificará de forma significativa o entendimento sobre trabalho e, principalmente, os caminhos de estruturação fabril pois o modelo de indústria centrada em dados auto organizáveis atua sem precedentes na correção de ineficiências, antecipando falhas, otimizando processos e simulando condições em busca dos melhores cenários produtivos.

A Indústria 4.0 é uma terminologia ainda em construção, tendo sido mencionada pela primeira vez para o público não especializado durante a edição de 2011 da Hannover Fair, na Alemanha, como uma tendência para o futuro da indústria de transformação e está sendo aceita como um termo que envolve tecnologias e conceitos de auto-organização de sistemas.

Em 2013, também em Hannover, foi apresentado um relatório definindo o ambiente de personalização de produtos em massa sob condições de alta flexibilidade, exigindo sistemas com auto otimização, autoconfiguração e autodiagnóstico.

Muitas vezes é referida como Internet Industrial das Coisas (IIoT), Manufatura ou Fábrica Inteligente (Smart Manufacturing ou Smart Factory), Sistemas de Produção Ciber-físicos (Cyber Physical Production Systems – CPPS) ou Manufatura Avançada (Advanced Manufacturing – AM) mas o significado é basicamente o mesmo: sistemas e dispositivos conectados, permitindo que elementos computacionais e físicos se comuniquem uns com os outros e entre seus próprios nichos de informação.

Conheça as soluções da Directa Automação e leve sua empresa à era da Industria 4.0. 

Tags: 4ª Revolução Industrial, Indústria 4.0, Revolução Tecnológica, Automação Total da Manufatura, Internet Industrial das Coisas (IIoT), Fábrica Inteligente (Smart Manufacturing ou Smart Factory), Cyber Physical Production Systems (CPPS), Cyber Physical Systems (CPS), Advanced Manufacturing (AM), Internet das Coisas (IoT), Internet dos Serviços ( IoS).

Texto revisado em 04/04/2020

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 3° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2018, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design