NOTÍCIAS >>

Benefícios do Sistema MES

Cada vez mais, industriais de médio e grande porte se conscientizam dos benefícios de sistemas MES e aderem à solução

MES - Manufacturing Execution System (Clique na imagem para ampliar)

Uma série de eventos destes últimos anos (envolvendo crises financeiras, fechamento de usinas e até mesmo falências) tem motivado indústrias de todos os setores a manter um maior controle de seus custos e ganhos. Este controle ocorre em todos os setores industriais, mas principalmente na área de produção, onde perdas de matérias-primas, por exemplo, podem gerar custos elevadíssimos. Tal controle de produção é chamado MES (Manufacturing Execution System) ou apenas Sistema de gerenciamento das atividades de produção.

 

Sem haver um sistema automatizado para identificação de perdas da produção, os desperdícios deste setor podem ficar bastante ocultos aos olhos dos gerentes industriais. Afinal, como identificar problemas como: procedimento desnecessário, excesso de estoque, falta de matéria-prima ou tempo perdido devido a acidentes, além de inúmeros outros? O que acontece, nestes casos, é que se busca uma solução para determinados erros somente após o ocorrido.

 

A fim de lutar contra tais desperdícios, a automação industrial tem se preocupado em aprimorar cada vez mais mecanismos e sistemas para que haja verificações instantâneas do funcionamento do parque fabril com a mínima interferência humana, aperfeiçoando, assim, os processos para uma redução de custos e uma melhor qualidade do produto final.

 

Além de prever erros e indicar automaticamente ações corretivas, o sistema fornece informações sobre tudo o que acontece nas linhas de produção. Aqui, estão alguns grupos de operações gerenciados por um MES: Análise de Desempenho de máquinas, Gestão de Processo, Aquisição e Coleta de Dados, Gerenciamento da Qualidade e Gestão do Trabalho. Assim, a solução de gerenciamento da produção deve conter essencialmente duas características: ser robusta (trabalhar 24 horas/dia, 7 dias/semana, além de aguentar ambientes agressivos como o chão de fábrica) e ser flexível (ser modificável e customizável rapidamente para as novas necessidades que surgirem).

 

A implantação de sistemas do tipo MES tem mostrado às empresas, principalmente de médio e grande porte, um retorno sobre investimento bastante interessante e, dependendo do caso, isto acontece em curto prazo.

Saiba mais sobre nossos produtos e serviços

Receba informações diretamente em seu email.

Fone: (48) 3298-8800

Rua Lauro Linhares, n°2123,
Torre B, 5° andar,

Trindade, Florianópolis - SC

© COPYRIGHT 2017, Directa Automação.
Desenvolvido por: Claren Design